Skip to main content
dna espermático

Entenda os efeitos da alta fragmentação de DNA em espermatozoides humanos

A fragmentação de DNA é um dos motivos para o aumento da infertilidade em homens. Saiba quais são os efeitos negativos e como diagnosticar.

dna espermático

O sexo pode ser utilizado para o prazer humano e para a reprodução. A gravidez ocorre quando o espermatozoide e o óvulo se encontram de maneira bem-sucedida, gerando o processo de fertilização, seguido do desenvolvimento embrionário e nidação do mesmo no útero.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% a 20% dos casais que estão tentando engravidar enfrentam dificuldades. Apenas na América Latina, 52% dos casos são causados por infertilidade masculina, e um dos principais motivos é a alta taxa de fragmentação do DNA espermático.

 

O que é fragmentação do DNA espermático?

Mesmo em pessoas consideradas saudáveis, é normal encontrarmos alguns indivíduos que possuam uma parcela do espermatozoide que tenha o DNA com alguma quebra ou dano, mas a maior parte deles ainda possui a cromatina íntegra.

As falhas ou danos no espermatozoide podem dificultar o processo de fertilização do óvulo de maneira adequada e reduzir as probabilidades de uma gestação natural saudável.

A fragmentação de DNA em espermatozoides pode acontecer por diversos fatores, dentre eles, alimentação irregular, sedentarismo, tabagismo, doenças autoimunes, idade avançada, câncer, uso de drogas ilícitas, infecção do trato reprodutivo, varicocele, hipogonadismo, estresse oxidativo e diversos outros motivos.

Essa fragmentação pode causar alguns efeitos negativos na vida do casal, como:

  • Comprometimento na taxa de fertilização;
  • Diminuição das taxas de implantação do embrião no útero.

 

Como detectar a fragmentação do DNA espermático?

Como em um espermograma comum o problema não é detectado, o teste de dispersão de cromatina aparece como coadjuvante para ajudar a identificar o nível de fragmentação do DNA espermático em uma amostra de sêmen.

Esse teste ajuda a direcionar o tratamento para os homens que buscam procedimentos de reprodução assistida ou tentam retomar a sua fertilidade.

 

Kit para detecção de fragmentação do DNA espermático

Mais de 280 mil casais sofrem com problemas de fertilidade no Brasil, e buscar soluções para esses problemas é um dos principais objetivos da Spectrun, que está sempre inovando em  tecnologias de reprodução que ajudem a realizar o sonho de ser pai ou mãe.

Por aqui, disponibilizamos para clínicas e laboratórios que fazem exames de fecundidade o Kit Halosperm G2, que elabora um teste rápido, sem a necessidade de equipamentos complexos, e permite a detecção do nível de fragmentação do DNA espermático das amostras de sêmen, auxiliando o médico sobre qual a melhor abordagem para o tratamento do paciente e qual técnica de reprodução assistida se encaixa melhor para a vida do casal.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *