Skip to main content
feto humano

Do embrião ao nascimento: as etapas e processos pós-fecundação

A embriologia é o ramo da Biologia que estuda o desenvolvimento embrionário, isto é, as etapas pelas quais eles passam desde a fecundação até o nascimento. Mas você sabe o que acontece no processo pós-fecundação do embrião humano? Saiba mais sobre ao assunto neste artigo.

feto humano

A Fecundação

A embriologia humana trata do processo de fertilização que ocorre quando os gametas masculinos e femininos encontram-se e o espermatozoide penetra o óvulo. Quando isto acontece, os nucléolos dessas células haploides fundem-se em uma coisa só para formar um novo ser vivo, o ovo ou zigoto.

processo da fecundação

1ª semana

É o momento no qual ocorre a clivagem, um processo em que há repetidas divisões do zigoto, resultado de um rápido aumento do número de células. O zigoto é divido em duas células conhecidas como blastômeros, que então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros e assim por diante.

A clivagem normalmente ocorre quando o zigoto atravessa a tuba uterina rumo ao útero. Essa divisão do zigoto em blastômeros começa cerca de 30 horas após a fertilização e resulta na formação de uma esfera compacta de células conhecida como mórula, um fenômeno também chamado de compactação, que penetra no útero para dar continuidade à gestação.

2ª semana

Aqui acontece a implantação do blastocisto. No sexto dia da fecundação, o blastocisto se fixa no endométrio do útero para iniciar a fase de implantação. A implantação acontece geralmente na parede posterior do corpo do útero, no espaço entre a abertura de glândulas do endométrio.

3ª semana

Este é o início do período embrionário que termina no final da 8ª semana de gestação, onde ocorre o rápido desenvolvimento do embrião humano a partir do disco embrionário e neurulação (formação da placa neural).

4ª a 8ª semana

Essas são as 5 semanas que constituem a maior parte do período embrionário, nas quais ocorrem a formação dos principais órgãos e sistemas do corpo humano, como encéfalo, coração, fígado, membros, ouvidos, nariz e olhos. Este é um período crítico devido à possibilidade de distúrbios que podem originar malformações congênitas no embrião humano.

9ª semana até o nascimento

Início do período fetal, que começa 9 semanas após a fertilização e termina com o nascimento. É quando acontece o rápido crescimento corporal e definição dos tecidos e órgãos. No início da 20ª semana aparece o lanugo (pelos curtos, finos e macios que cobrem o corpo do feto) e o cabelo. As pálpebras permanecem fechadas na maior parte do período fetal, mas começam a se abrir por volta da 26ª semana.

Ao longo das últimas 6ª a 8ª semanas de gravidez a gordura subcutânea começa a se formar rapidamente, dando ao feto um aspecto liso e rechonchudo. Essa é a reta final da gestação (chamada de fase de acabamento), um período dedicado à formação dos tecidos e preparação dos sistemas envolvidos na transição do meio intrauterino para o extrauterino, principalmente os sistemas respiratório e cardiovascular. Então, após a 38ª semana a mãe pode se preparar, pois o nascimento acontecerá em breve, geralmente na 40ª semana.

Continue acompanhando o blog da Spectrun e fique por dentro de todas as novidades da área com conteúdos imperdíveis. Aproveite e acesse nosso site para conhecer as melhores opções de produtos e equipamentos para seu laboratório.

Fontes: www.brasilescola.uol.com.br e www.coladaweb.com/biologia


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *