Skip to main content
dia do biomédico

Biomedicina: uma rica e saudável integração de conhecimentos

dia do biomédico

Contribuindo ativamente com a busca por soluções de saúde e qualidade de vida, biomédicos são profissionais cada dia mais requisitados.

No mês de novembro é celebrado o Dia do Biomédico (20) e gostaríamos de parabenizar todos os profissionais da área e futuros profissionais. A Spectrun estará sempre com você na sua trajetória!

E se você está pensando em se tornar um biomédico iremos passar por pontos importantes desta área ou se você já faz parte dela, sempre é bom relembrar quão fundamental é seu papel, aproveite!

 

Ponto de partida

A biomedicina é um ramo das ciências da vida que reunindo conhecimentos da medicina e da biologia, tornou-se indispensável no processo de desenvolvimento de soluções mais eficazes para todas as etapas do processo da saúde individual e coletiva. Começando pelas análises e diagnósticos e chegando aos medicamentos, às vacinas e até mesmo aos alimentos mais saudáveis.

Dedica-se, por exemplo, ao estudo dos microrganismos e ajuda assim a conhecer os agentes causadores de inúmeras doenças, em aprimorar os exames capazes de detectá-los e os métodos capazes de combatê-los, bem como a produzir vacinas que permitem controlar epidemias, que sem elas seriam extremamente nocivas.

Mas debruça-se também sobre as células e os mecanismos da genética, cuja compreensão abre a possibilidade de desenvolvimento de terapias e medicamentos mais eficazes para diversos males, e mesmo de métodos que permitem a previsão e consequentemente a redução da ocorrência, de doenças e disfunções.

 

Papel fundamental

Assim como as demais áreas da saúde, a biomedicina vale-se cada dia mais intensamente dos recursos das tecnologias digitais em cursos de formação de biomédicos. Há hoje até uma disciplina denominada bioinformática, na qual os futuros profissionais aprendem a utilizar essas tecnologias na implementação de pesquisas e no manuseio dos materiais microscópicos com os quais trabalharão.

Essa união entre biomedicina e tecnologia tornou-se um dos principais pilares de avanços que já contribuíram e certamente contribuirão ainda mais para a promoção da nossa saúde e de nossa qualidade de vida. Veja alguns deles:

 

Projeto Genoma Humano

Envolvendo pesquisadores e instituições de diversos países, mapeou e sequenciou todos os genes dos seres humanos, abrindo possibilidades como novas terapias para doenças e disfunções congênitas, a predição dessas doenças e o desenvolvimento de medicamentos personalizados, entre outras.

Testes genéticos

Existem já vários testes cujos resultados baseiam-se na detecção de alterações em nossos genes, cromossomos ou proteínas. Alguns deles: triagem neonatal, feita logo após o nascimento para identificar distúrbios genéticos que podem ser imediatamente tratados.

Teste de Carrier, que detecta mutações capazes de levar a distúrbios genéticos. Teste de pré-implantação, também chamado de diagnóstico genético pré-implantacional (PGD), minimiza nos procedimentos de reprodução assistida o nascimento de bebês com maiores riscos de alguns distúrbios genéticos.

Combate à Covid

Biomédicos brasileiros, tiveram papel de destaque no projeto de sequenciamento genético do SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19. Auxiliaram assim no desenvolvimento das vacinas que ajudaram a controlar essa epidemia que assolou o mundo e contribuíram no combate, trabalhando em técnicas de identificação do vírus em pacientes e fornecendo as informações relacionadas a sensibilidade e resistência das pessoas.

 

Profissão em alta

A biomedicina é um campo de conhecimentos ainda relativamente novo mas graças à relevância de sua contribuição para o avanço das ciências médicas, os profissionais com essa especialização vêm sendo cada dia mais valorizados e demandados.

Desses profissionais, exige-se uma formação ampla, que entre outras expertises inclui fisiologia, análise toxicológica, farmacologia, bioquímica, bioestatística, anatomia, parasitologia, histologia, citologia e genética.

Essa bagagem lhes permite atuar em diversas áreas, entre as quais o Conselho Federal de Biomedicina lista:

  • Executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar a identificar agentes causadores de patologias;
  • Identificar, classificar e estudar microrganismos causadores de enfermidades, desenvolver medicamentos e vacinas para combatê-los;
  • Realizar exames e interpretar os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças;
  • Pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias;
  • Realizar exames de biologia molecular;
  • Manipular microrganismos para que possam ser industrializados como medicamentos;
  • Realizar análises gramatológicas para verificar contaminações em alimentos;
  • Realizar diagnósticos por imagem;
  • Atuar como perito criminal, auxiliando na elucidação de crimes.

Vê-se então que o biomédico é um profissional versátil e extremamente útil para nossa saúde. E a Spectrun colabora com seu importante papel fornecendo a ele e a outros profissionais com atividades laboratoriais, os mais qualificados equipamentos e dispositivos para as diversas áreas. Entre elas estão: Análises Clínicas, Desenvolvimento e Pesquisa, Reprodução Humana e Animal. Contamos também com nosso centro de treinamento, onde apoiamos diversos cursos preparatórios. Saiba mais em www.spectrun.com.br e em nossas redes sociais – Instagram e LinkedIn com o @spectrunbio.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *