Skip to main content
exames moleculares

Exames moleculares realizam o diagnóstico preciso de doenças

exames moleculares

Os exames moleculares têm alcançado cada vez mais espaço na medicina, pois auxiliam no diagnóstico de diversas doenças de natureza genética, como câncer, infecções e problemas cardiovasculares.

Devido ao alto grau de sensibilidade e especificidade, esse tipo de exame é conhecido por seu diagnóstico preciso, podendo ser realizado a partir da coleta de sangue.

Se você quer saber mais sobre os exames moleculares e como estes são realizados, continue a leitura!

 

Para que servem os exames moleculares?

O uso dos exames moleculares em clínicas tem revolucionado o diagnóstico. Os testes moleculares têm sido utilizados como uma das maneiras de se mapear doenças de natureza genética, tal como o câncer; na triagem pré-natal ou Teste Pré-Natal Não Invasivo (NIPT) que detecta, além do sexo do bebê, possíveis alterações cromossômicas e as trissomias mais comuns nos bebês.

Outra aplicação é no diagnóstico e prognóstico de doenças infecciosas e mais recentemente na medicina de precisão, fruto da análise individualizada e que vem contribuindo para tratamentos personalizados e mais eficazes para diversas patologias.

 

Como são feitos os exames moleculares?

A escolha do teste ou metodologia adotada para a realização dos exames se dá no sentido de escolher a que melhor se adequa a investigação, que te traga um resultado confiável e informativo o suficiente para auxílio diagnóstico.

As tecnologias empregadas vão desde uma simples reação em cadeia da polimerase (PCR), até o sequenciamento de nova geração (NGS).

Os testes de biologia molecular podem ser realizados com qualquer amostra solicitada pelo médico, desde que estejam devidamente validados com o proposto pelos órgãos de saúde, podendo ser, saliva, sangue, plasma, medula, líquor entre outros, na maior parte dos testes genéticos, sangue ou saliva.

Um dos maiores diferenciais do exame molecular é que este não necessita de jejum ou qualquer outro tipo de preparação para sua realização. Em média, utiliza-se uma pequena parte da amostra enviada ao laboratório, sendo o remanescente desta armazenado em caso de necessidade de repetição do exame.

Na Spectrun distribuímos produtos da mais alta qualidade, para que cada detalhe seja oferecido com segurança e excelência. Aqui você pode encontrar microscópio com luz polarizada, contraste de fase e fluorescência. Já na parte de insumos temos um vasto estoque contendo: Placas de PCR, ponteiras, pipeta sorológica, selantes para real time e para armazenamento e muitos outros produtos para te ajudar em suas análises microscópicas, além de todos os insumos que o seu laboratório precisa. Acesse nosso site e saiba mais!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *