Skip to main content
pesquisa clínica

A relação entre o novo coronavírus e a demanda por mais agilidade nas pesquisas clínicas

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem promovido impactos gigantescos e ainda não completamente dimensionados sobre a sociedade.

Um desses impactos mais profundamente notado é o senso de urgência que se criou para o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças em pesquisas e estudos clínicos, uma vez que a corrida por vacinas mobilizou a ciência durante o último ano e meio.

Saiba mais sobre essa nova demanda de pesquisa clínica com a leitura deste artigo.

pesquisa clínica

A relação entre a pandemia e a necessidade de mais agilidade em pesquisas clínicas

A corrida por uma vacina contra a Covid-19 trouxe à tona uma questão até então pouco debatida: o tempo e os custos para o lançamento e produção de tratamentos e vacinas para prevenção de doenças.

Pelo fato da Covid-19 se tratar de uma doença que nos inseriu em uma situação nova, as lacunas de informação e conhecimento ainda são muito grandes, mesmo com o desenvolvimento das vacinas.

Por isso, é fundamental entender a produção científica como uma vertente crucial para a humanidade, pois somente ela é capaz de verter seus esforços e conhecimentos para a solução das mazelas que assolam e ainda estão por vir, visando melhor compreender as doenças e seus efeitos para buscar as melhores soluções possíveis.

Pesquisadores e cientistas, no mundo todo, em muitos casos a partir de uma boa coordenação governamental, estão se mobilizando para desenvolver cada vez mais meios de otimizar pesquisas que resultem em medicamentos, tratamentos e vacinas para serem distribuídas de forma mais ágil à população.

Essa matéria publicada pela Forbes Negócios elenca que a Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, tem coordenado e mapeado os esforços de pesquisa no mundo, reunindo cientistas e identificado as prioridades de pesquisa neste momento.

“A pandemia nos deu liberdade para avançar ainda mais rápido”, disse Gail Boudreaux, CEO da Anthem, no 2020 Forbes Healthcare Summit. “Embora muitas dessas coisas já existissem antes, a pandemia realmente nos permitiu ver, com todos predominantemente em casa, que temos que pensar de maneira muito diferente sobre como os cuidados de saúde são prestados.”

Os comentários de Boudreaux foram reafirmados por outros altos executivos da área de saúde, embora alguns argumentassem que o ritmo alcançado com a Covid-19 ainda não é rápido o suficiente.

Jonathan Bush, presidente executivo da Firefly Health, declarou que os reguladores não têm sido capazes de acompanhar as mudanças tecnológicas, resultando em um enorme acúmulo de pedidos. “Acabamos de aprender isso com a vacina: se você tornar as regras mais liberais, pode fazer milagres sociais”, disse ele. “Temos muitas regras que impedem milagres, simplesmente não podemos fazer isso durante uma pandemia.”

Em um cenário de emergência de saúde pública internacional, as ações adotadas pelos governos para acelerar pesquisas clínicas têm fundamental importância. Diversos países do mundo têm procurado coordenar suas iniciativas de pesquisa internamente e articular os esforços àqueles identificados pela OMS.

Inúmeros editais de pesquisa foram lançados nos últimos meses para fazer frente a este desafio.

Conclusão

O Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade salienta que o enfrentamento de uma epidemia nessas proporções tem exigido, mais do que nunca, a opinião especializada e bem-informada de cientistas e pesquisadores que conhecem e têm capacidade de pesquisa sobre a dinâmica da doença e de sua transmissão.

Sendo assim, podemos concluir que o maior aprendizado adquirido em relação à ciência durante a pandemia, é a extrema necessidade e urgência de investimento em recursos científicos e tecnológicos, com capacitação dos profissionais de pesquisa em mapeamento e desenvolvimento otimizado de soluções para as doenças do presente e do futuro.

 

Spectrun e Pesquisas Clínicas

Reconhecida no mercado como referência de excelência, a Spectrun importa e distribui linhas completas de produtos e equipamentos para as áreas de Análises Clínicas e Desenvolvimento e Pesquisa, com tecnologia de ponta para oferecer os melhores produtos das melhores marcas do mundo.

Profissionais de todo Brasil podem contar conosco para desenvolver seus estudos e pesquisas clínicas com excelência.

Acesse o site www.spectrun.com.br e conheça nosso portfólio!

 

Fontes:
Folha Uol
Governo Federal


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *