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Controle de Qualidade Laboratorial

Base do bom laboratório, a confiabilidade requer um rigoroso controle de qualidade

Controle de Qualidade Laboratorial

A garantia da qualidade em todas as etapas da realização dos exames é indispensável para a saúde das pessoas e para a sobrevivência do laboratório.

Importante em qualquer setor, nos laboratórios de análises clínicas a qualidade dos serviços é requisito vital. E a palavra ‘vital’, nesse caso, tem um sentido bem literal, pois os resultados dessas análises têm impacto direto na saúde dessas pessoas.

Os resultados dos exames laboratoriais, podem subsidiar até 75% das decisões médicas relacionadas a medicamentos e procedimentos.

Ou seja: eles têm impacto direto na saúde de seus pacientes. E como decorrência, no desempenho empresarial do laboratório que certamente será prejudicado por problemas nos resultados dos exames.

Embora recorram em doses crescentes as tecnologias mais sofisticadas e mais precisas, um laboratório como qualquer outra empresa está sujeito a erros, até porque depende também do fator humano, indispensável, porém passível de falhas.

Daí a necessidade de um rígido e detalhado programa de controle de qualidade laboratorial, abrangendo todas as etapas de execução dos exames laboratoriais, da fase pré-analítica à entrega de resultados e laudos.

 

Parâmetros e infraestrutura

O programa de controle de qualidade laboratorial de análises clínicas visa assegurar o máximo possível de precisão nos resultados dos exames. Simultaneamente, deve ajudar a estabelecer os parâmetros para processos que garantam a reprodutibilidade dos bons resultados.

Essa meta deve ser continuamente mantida no horizonte, até porque é difícil imaginar uma atividade que não contenha algum percentual de erro. E algumas exigências devem ser cumpridas para que ela se torne mais precisa. Casos de:

 

Padrões e mensurações

Os parâmetros de qualidade e os procedimentos que levam até elas devem ser definidas com exatidão e expressos em manuais e em outros tipos de documentos, além de continuamente avaliados e mensurados. Devem ser bem conhecidos pelos profissionais envolvidos nos processos, sendo atualizados de acordo com os avanços dos conhecimentos e das regulamentações que impactam o setor.

 

Infraestrutura

Impossível oferecer exames precisos sem disponibilizar uma infraestrutura composta por espaço físico adequado, equipe capacitada, reagentes, dispositivos e equipamentos de qualidade, procedimentos regulares de sanitização e de manutenção do ambiente e dos equipamentos, entre outros itens.

 

Envolvimento da liderança

Gestores dos laboratórios devem envolver-se ativamente no processo de controle da qualidade, estimulando a equipe e promovendo sua capacitação, além de estabelecer mecanismos de auditoria interna e se possível também externa, que acompanhem e avaliem os procedimentos e os resultados.

Detectadas falhas e inconformidades, suas causas devem ser imediatamente investigadas e sanadas.

 

Legislação e acreditação

Para ser realmente eficaz, o controle de qualidade dos serviços dos laboratórios de análises clínicas precisa ser encarado principalmente como uma obrigação perante o público, cuja saúde pode ser impactada pelos resultados de exames. No Brasil, a Anvisa inclusive exige um controle interno de qualidade nos laboratórios.

Há sistemas que não apenas atestam essa qualidade perante os diversos públicos dos laboratórios. Como pacientes, médicos e parceiros de negócios, como também obrigam que ela seja controlada de maneira bastante rigorosa.

Um deles, o PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, que confere essa certificação caso atendida uma série de exigências, nas diversas vertentes capazes de afetar a qualidade dos serviços e das práticas laboratoriais.

O PALC aborda, entre outros temas, a organização geral do laboratório, as documentações necessárias para registro de processos, procedimentos das diversas etapas do atendimento ao cliente, os métodos, reagentes e equipamentos usados na realização de exames.

Ajuda assim a garantir tanto a segurança dos pacientes quanto a própria saúde empresarial dos laboratórios, que dessa forma podem seguir cumprindo eficazmente a importante tarefa a eles reservada no moderno sistema de saúde.

E a Spectrun será sempre parceira ideal nesse processo de aprimoramento da qualidade dos exames e das análises clínicas, fornecendo os melhores equipamentos e dispositivos para os diversos tipos de atividades laboratoriais, com selos de qualidade e garantias. Saiba mais sobre nós em www.spectrun.com.br



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