Skip to main content
Biomédicos agregam inovação

Biomédicos agregam inovação às técnicas diagnósticas

Biomédicos agregam inovação

Além de participar da realização dos testes já disponíveis, eles também contribuem com o desenvolvimento de melhores soluções de diagnóstico.

Biomédicos conquistaram papel de ponta no universo dos métodos de detecção e identificação de doenças, nele expandindo sua atuação para bem além dos limites dos procedimentos de realização e análise dos resultados desses exames diagnósticos.

Eles hoje têm presença importante também no processo de inovação que confere patamares mais elevados de qualidade para técnicas já bem consolidadas, e simultaneamente desenvolve novas e mais precisas metodologias de diagnóstico (e hoje mesmo de previsão da probabilidade de ocorrência de uma doença ou uma disfunção, e de prescrição de tratamentos personalizados).

Alocam nesse processo um know how composto por conhecimentos em diversas áreas: bioquímica, hematologia, farmacologia, toxicologia, biologia molecular, análise toxicológica, e a chamada bioinformática, que integra as tecnologias digitais ao estudo da biologia, são alguns deles.

Tal expertise lhes permite lidar com os diversos métodos de diagnóstico, e contribuir com sua evolução, começando pelos já tradicionais exames de sangue e de outros fluidos corporais e chegando aos modernos testes genéticos, passando pelas análises citológicas e os diferentes exames de imagem, entre outras modalidades de exames.

 

Biologia com tecnologia

Biomédicos têm presença bem intensa na realização dos exames já mais usuais de patologia clínica, como os exames de sangue, fezes, urina, entre outros fluidos corporais.

Mas eles seguem colaborando com a evolução dessas técnicas mais corriqueiras, e auxiliam no surgimento de outras mais novas, e com enorme potencial de proporcionar benefícios para nossa saúde. Casos, por exemplo, de:

Testes genéticos

Já existem vários testes cujos resultados baseiam-se na detecção de alterações em nossos genes, cromossomos ou proteínas, possibilitando tanto a deteção de doenças e disfunções quanto a possibilidade de alguém contraí-las, entre eles aparecem os exames que informam se um câncer tem causas hereditárias, ajudando a definir diagnósticos mais precisos e o diagnóstico genético pré-implantacional (PGD), que nos procedimentos de reprodução assistida minimiza o nascimento de bebês com maiores riscos de determinados distúrbios genéticos.

Diagnóstico do câncer

Os conhecimentos sobre biologia molecular e genética garantem aos biomédicos a participação no desenvolvimento de novas técnicas de diagnóstico do câncer, como os marcadores genômicos, que começam a ser empregados para a detecção de diferentes tipos de cânceres, juntamente com os marcadores tumorais, detectados no sangue, na urina, nas fezes, e em outros fluídos corporais (e que também evoluem com a contribuição dos biomédicos).

Software e equipamentos

Integrando em sua formação diversas disciplinas do campo das ciências da vida com as possibilidades de utilização das tecnologias digitais na pesquisa e no desenvolvimento dessas ciências, biomédicos têm papel importante na criação e no desenvolvimento tanto dos equipamentos quanto dos softwares que possibilitam diagnósticos mais precisos, mais rápidos e mais assertivos.

Outras contribuições

Além de colaborar ativamente com o desenvolvimento das técnicas de diagnósticos, biomédicos alcançaram posição relevante no desenvolvimento de diversas outras vertentes das ciências da vida e da saúde.

Algumas delas:

Imunologia

Foco relevante dos estudos e das iniciativas dos biomédicos, aprofunda os conhecimentos relativos aos microrganismos causadores de inúmeras doenças, o aprimoramento dos exames capazes de detectá-los e os métodos para combatê-los, bem como a produzir vacinas que permitem controlar epidemias que sem elas seriam extremamente nocivas. Conhecimentos desse gênero mostraram-se bastante úteis no processo de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Bem-Estar e Saúde Pública

Diversas habilitações incluem biomédicos em projetos de saúde e bem-estar coletivos. Afinal, eles têm habilitações como Saneamento Ambiental importante para o saneamento e o meio ambiente, e Sanitarista que lhes permite trabalhar em programas e políticas públicas de saúde. Sem contar com a própria habilitação em Saúde Pública, assim como essas duas reconhecida pelo Conselho Federal de Biomedicina.

Esse importante e relevante arsenal de conhecimentos torna os biomédicos profissionais cada dia mais demandados, e assim mais valorizados. E a Spectrun busca colaborar com eles, e com os demais profissionais com atividades laboratoriais, fornecendo os mais qualificados equipamentos e dispositivos para as diversas áreas das Análises Clínicas, do Desenvolvimento e da Pesquisa, da Reprodução Humana e Animal. Saiba mais sobre nós em www.spectrun.com.br



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *