Skip to main content
laboratório 4.0

O laboratório do futuro já iniciou suas operações

laboratório 4.0

Tecnologias que hoje impactam todos os setores produtivos fundamentam o Laboratório 4.0, que agora norteia o desenvolvimento dos processos de análise e diagnóstico.

Digitalização dos processos, internet das coisas, automação, inteligência artificial: na produção industrial, essas são algumas das tecnologias que deram origem ao conceito da Indústria 4.0, hoje a principal diretriz do desenvolvimento e dos investimentos das empresas desse setor.

Mas elas também transformam, muito profundamente, a área da saúde, onde geraram um conceito análogo: o Laboratório 4.0, no qual sistemas robóticos encaminham os materiais coletados para os equipamentos que realizam os exames, dispositivos conectados em rede intercambiam informações e realizam automaticamente correções em parâmetros de processos, as informações são disponibilizadas em qualquer momento e em qualquer local, a quem deve acessá-las.

Assim como acontece com o conceito na indústria, também o Laboratório 4.0 assegura ganhos em quesitos como produtividade e agilidade. Mas proporciona ainda benefícios adicionais, como a possibilidade de oferecer serviços mais focados na prevenção – e não somente no tratamento -, bem como maior comodidade para pacientes e médicos. E, mais importante: permite a obtenção de resultados mais precisos nos exames.

 

O conceito na prática

Em maior ou menor escala, algumas das vertentes do conceito do Laboratório 4.0 já começam a ser implementadas por empresas de ponta do mercado de análises de diagnósticos.

Algumas delas:

  • Automação: Softwares e equipamentos de leitura identificam os materiais que recebem, juntamente com os exames aos quais eles devem ser submetidos, e os conduzem a sistemas de esteiras, por onde seguem em direção a equipamentos automatizados que realizam exames bioquímicos, sorológicos, de hormônios e coagulação, entre outros.
  • Internet das coisas – Diversos equipamentos de laboratórios exigem a manutenção de patamares mínimos de suprimentos e insumos, e o controle de parâmetros como temperatura e vazão, entre outros. Dotando esses equipamentos de sensores e interligando-os em rede, é possível receber avisos sobre desconformidades no fornecimento dos insumos ou nos parâmetros, e mesmo programar correções automáticas que se façam necessárias.
  • Comodidade e disponibilidade – As tecnologias da conectividade podem agregar bastante praticidade e conveniência ao relacionamento com os pacientes e os profissionais de saúde: seja na hora de agendamento de exames, que pode ser feito via aplicativo, seja na hora do acesso aos resultados, cujo acesso pode ocorrer a qualquer hora, e em qualquer local.

 

Prevenção e satisfação

As tecnologias hoje disponíveis para o Laboratório 4.0 também permitem agregar funcionalidades altamente positivas, por ampliarem as possibilidades de serviços mais focados na saúde preventiva, e a satisfação aos clientes.

Dois exemplos dessas tecnologias:

 

Resposta Imediata

Pulseiras, relógios, vestes, entre outros dispositivos, hoje coletam informações sobre a saúde dos pacientes, permitindo a rápida informação, a eles e a seus médicos, de registros que possam demandar algum exame preventivo. Da mesma forma, o laboratório pode informar rapidamente a um médico que algum exame solicitado por ele talvez exija uma intervenção mais imediata no paciente.

 

Afinidade Biométrica

Estão disponíveis tecnologias que minimizam uma das principais preocupações de quem recorre aos procedimentos de reprodução assistida: a semelhança física com os doadores de óvulos e de espermatozoides. Valendo-se de biometria facial e algoritmos, elas buscam doadores com o máximo possível de semelhança física com os clientes.

No Brasil, a Spectrun é representante exclusiva da mais renomada entre essas tecnologias inteligentes de compatibilização biométrica entre pacientes e doadores de processos de reprodução assistida: a Plataforma Fenomatch, que analisa mais de 12.000 pontos de dados para ajudar a encontrar o doador com a maior semelhança com os pacientes (inclusive com a opção de filtros dos doadores com base em testes de portadores genéticos).

Ela integra um portfólio que faz da Spectrun uma das principais fornecedoras, no Brasil, das melhores soluções em dispositivos e mídias para as diversas áreas das análises clínicas, da reprodução assistida, da pesquisa e do desenvolvimento. Saiba mais sobre nós em www.spectrun.com.br



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *