Skip to main content
bureta digital eletronica

Tenha titulações mais precisas com a bureta digital eletrônica

bureta digital eletronicaA bureta digital eletrônica modernizou, conferindo maior agilidade e muito mais precisão aos tradicionais procedimentos de titulação, cuja finalidade é determinar concentrações desconhecidas de compostos através de sua reação com compostos cujas quantidades estão estabelecidas.

Esse procedimento de titulação é importantíssimo para diversos setores, tais como indústria, área farmacêutica, alimentos e bebidas, cosméticos, produção de combustíveis, etc, tendo função relevante também no monitoramento ambiental e em atividades afins.

Conhecida também como e-burette (pela abreviatura da denominação em inglês), a bureta digital eletrônica agregou a esse procedimento recursos próprios das mais modernas tecnologias, como um refinado controle motorizado de sua movimentação e a conectividade com os sistemas virtuais.

Confere assim muito mais acurácia e rapidez à titulação, além de permitir a imediata integração de seus resultados aos bancos de dados.

 

Usos múltiplos

Existem diferentes métodos de titulação, sendo cada um deles mais adequado a finalidades específicas: análise de pureza de uma substância, determinação dos teores de seus componentes, investigação da força de ácidos e de bases e acompanhamento do avanço de uma reação são algumas delas.

Vários segmentos da indústria realizam inúmeros procedimentos de titulação. Como exemplos, podemos citar:

 

Indústria farmacêutica

A determinação da quantidade de ingredientes é fundamental para a produção e o desenvolvimento de medicamentos. Visando essa determinação, os laboratórios farmacêuticos valem-se de diversos métodos de titulação.

Entre eles, a titulação ácido-base, que analisa a pureza de um componente e, a titulação de pH, usada para uma ampla gama de finalidades, como determinação da acidez, verificação de pureza e avaliação da velocidade e de outras características das reações.

 

Indústria de alimentos e bebidas

Seja por determinação das autoridades sanitárias, seja por respeito aos consumidores, produtos alimentícios e bebidas geralmente contêm as informações relacionadas às quantidades de substâncias como sódio, cálcio e ferro. A titulação é um dos métodos mais utilizados para determinar esses teores.

Mas as indústrias de alimentos e bebidas empregam esse procedimento também para o controle de qualidade e o ajuste de características como sabor, textura, nutrição, estabilidade e aparência dos produtos.

 

Fabricantes de cosméticos e produtos de higiene pessoal

Em sua maioria lidam com produtos bastante sensíveis, que entram em contato direto com o organismo humano, especialmente com a pele, sendo assim, precisam ter um grande cuidado com as dosagens dos ingredientes de suas formulações, para evitar que eles causem algum dano aos usuários. Para isso, valem-se em grande escala da titulação.

 

Produção de combustíveis

O biodiesel, bem como outros combustíveis provenientes de fontes renováveis, deve ter um nível específico de pH, sendo a titulação uma ferramenta bastante eficaz para atingi-lo, pois permite determinar a quantidade de base a ser adicionada para se obter o pH desejado.

Além de servir à produção industrial, a titulação é ferramenta importante também para o monitoramento e o controle ambiental, possibilitando, entre outras coisas, que se conheça os teores de alcalinidade, acidez e dureza da água.

Para atender todas essas necessidades que as indústrias exigem, contamos com uma linha completa de Buretas Digitais Eletrônicas com tecnologia de ponta, da marca Microlit, fabricante reconhecido de instrumentos de manuseio de líquido, utilizados por diversos grandes laboratórios de várias partes do mundo.

bureta digital eletronica microlit

Entre outras características e funcionalidades das buretas digitais da Microlit, podemos citar:

  • Movimento do pistão controlado por motor, que facilita a realização de titulações corretas e confortáveis;
  • Três velocidades pré-definidas calibradas (incluindo dosagem gota a gota) possibilitando uma operação bastante flexível;
  • Modo de Recirculação, que evita a perda de reagentes durante a purga, redirecionando-os para um frasco específico;
  • Elas podem ser conectadas a um computador, sendo as leituras salvas para referência e para análise futuras;
  • Dispõem de adaptadores que as adequam à maioria dos frascos de reagentes de laboratório;
  • Tela sensível ao toque, facilitando e agilizando as titulações, e tornando-as mais precisas;
  • Inclui uma caneta, que facilita as operações de toque no painel de controle.

Além de proporcionarem rapidamente titulações bastante precisas, as buretas digitais eletrônicas Microlit são duráveis e ergonômicas, e seu manuseio é intuitivo. A calibração, muito simples, pode ser realizada no próprio laboratório.

Saiba mais sobre elas acessando nosso site. Lá você verá que pode realizar mais facilmente titulações de melhor qualidade.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *