Skip to main content
importância da pipetagem

Entenda a importância da pipetagem nos processos analíticos

Pipetas e pipetadores são instrumentos de medição fundamentais em laboratórios de análises clínicas e laboratórios que necessitam de aferições exatas de volumes para execução de diversos processos, garantindo assim a qualidade dos resultados das análises. Neste artigo você conhecerá as características das pipetas e pipetadores, suas aplicações e a importância da pipetagem nos processos analíticos. Continue a leitura!

importância da pipetagem

Antes de falar sobre a importância da pipetagem, vamos explicar o que é este processo e esclarecer uma dúvida muito comum que surge no momento da compra de materiais para laboratórios: a diferença entre os termos pipeta e pipetador, de acordo com esta matéria do Blog Lab publicada por Amanda Gerda.

O que é pipetagem?

A pipetagem pode ser resumida como um processo de transferência de líquidos. Esse procedimento é essencial quando é necessário utilizar uma quantidade específica de um fluido em determinada ação, como em experimentos, em uma solução ou reação.

Muitos materiais podem ser utilizados para realizar a pipetagem, mas para decidir qual o equipamento mais adequado é necessário avaliar o tipo de teste que será executado e definir qual pipeta ou medidor será mais eficiente para a tarefa. Esse critério é importante para que não ocorram erros nos resultados obtidos.

O que é pipeta?

Pipeta é o instrumento utilizado para manipular líquidos em um ambiente laboratorial. Outras vidrarias também podem ser usadas para essa finalidade, mas no entanto, as pipetas são materiais mais específicos para aplicações onde é necessária uma quantidade mais exata de um líquido. É por isso que as pipetas podem ter diversos tamanhos, que possibilitam a transferência de volumes variados de fluidos. Além disso, as pipetas podem ter diversos tipos, veja alguns exemplos a seguir:

Pipeta pasteur: muito comum na maioria dos laboratórios, essa pipeta possui uma abertura na parte inferior para sugar o fluido e um balão disposto na superfície, que permite sorver e despejar os líquidos.

Pipeta volumétrica: essas pipetas são muito utilizadas quando é necessária uma quantidade muito precisa de líquidos.

Pipeta graduada: este tipo de pipeta possui graduações em seu exterior que permitem transportar diferentes volumes de fluidos.

Micropipeta monocanal: esse tipo de pipeta possui um êmbolo que permite sugar os líquidos. Além disso, essa pipeta necessita da utilização de tips, ponteiras adequadas e específicas para determinados volumes, que são selecionados pelo usuário no momento da pipetagem. Geralmente, essas pipetas permitem transportar no máximo 5 ml por pipetagem e são muito usadas quando é necessária uma quantidade muito pequena de determinado fluido.

Micropipeta multicanal: essa pipeta possui basicamente as mesmas funções da pipeta monocanal, com o adicional de permitir a utilização de diversas ponteiras por pipetagem.

Micropipeta digital: as pipetas digitais cumprem o mesmo papel das automáticas, mas em contrapartida, seu volume é selecionado de forma digital, através de seu display acoplado.

Além das pipetas, os pipetadores também são importantes durante o processo de transferência de líquidos. Entenda o que é e qual a importância dos pipetadores:

O que é pipetador?

O pipetador é um instrumento utilizado para manipular as pipetas. As pipetas graduadas e volumétricas necessitam de pipetadores que agem sugando o líquido para o seu interior. Para pipetas de vidro e de plástico é necessária a utilização de pipetadores que devem ser acoplados na extremidade superior das pipetas. Conheça os principais tipos de pipetadores utilizados em laboratórios:

Manuais: também conhecidos como peras de sucção ou pipetador de três vias, são feitos de borracha e possuem três válvulas, permitindo a sucção, o despejo do líquido e a retirada do ar de seu interior.

Automáticos: esses pipetadores possuem um botão que têm como finalidade sugar o conteúdo para o interior da pipeta. São facilmente manipuláveis, bastando acoplá-los na extremidade da pipeta e pressionar o seu botão para realizar a sucção.

Semiautomáticos: os pipetadores semiautomáticos também são simples de serem utilizados e muito semelhantes aos automáticos. A principal diferença, em geral, está na ausência do botão para sucção, já que nos pipetadores semiautomáticos o líquido é sugado por meio de um disco giratório. Seu efeito é como o de uma seringa, sorvendo o fluido para o interior da pipeta.

A importância da pipetagem

Fundamental na aferição exata de volumes para execução de diversos processos nos laboratórios, de acordo com o artigo sobre pipetagem publicado no Blog Lab Network, a relevância da pipetagem na rotina laboratorial varia de departamento para departamento. “Na área de biologia molecular, por exemplo”, explica Patrícia Rossi do Sacramento Bobotis, assessora técnica do setor Métodos Moleculares do Grupo Fleury, “a pipeta é utilizada desde a extração do ácido nucleico (DNA ou RNA) até a pipetagem da amostra e dos reagentes necessários para a realização da reação em cadeia da polimerase (PCR). Ela é necessária na transferência dos volumes exatos de líquidos, tanto amostra quanto reagente.”

Já na Medley, que utiliza as pipetas na rotina de análises do laboratório de Controle de Qualidade, por dia são realizadas cerca de 300 pipetagens, incluindo a utilização de pipetas volumétricas, graduadas e automáticas. “A utilização das pipetas é essencial em nossas tarefas, pois a correta execução das análises de controle de qualidade tem impacto direto na qualidade do produto que chega aos pacientes”, explica Renato Pecoraro, diretor industrial.

A importância da pipetagem ainda vai além em diversos procedimentos laboratoriais, mas podemos categorizar esse processo como essencial em todos os laboratórios, proporcionando o aumento da precisão e grande consistência nos ensaios, minimizando consequentemente as perdas e desperdícios.

Conte com a Spectrun

A Spectrun possui um amplo catálogo de materiais e equipamentos para laboratórios, inclusive pipetas e pipetadores, para atender com qualidade às áreas de Reprodução Humana, Reprodução Animal, Divisão Analítica e Divisão Industrial, com os melhores produtos das maiores marcas do mundo. Fale com nossos especialistas e solicite um orçamento para abastecer o estoque do seu laboratório!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *