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tendência de tecnologia para laboratórios

As tecnologias que estão mudando as rotinas e as práticas dos laboratórios

tendência de tecnologia para laboratórios

Conheça as tendências da evolução da tecnologia para laboratórios que ajudam a entregar exames mais assertivos e transforma seu relacionamento com pacientes e com médicos.

A saúde é um dos setores de atividade humana mais radicalmente transformados pelo acelerado e acentuado desenvolvimento das tecnologias digitais de informação, comunicação e relacionamento.

Afinal, quem poderia imaginar, há apenas poucos anos, as hoje corriqueiras práticas de telemedicina que viabilizam consultas nas quais médicos e pacientes se comunicam apenas através da tela de um computador ou de um celular? Ou que médicos deem laudos – logo acessados por outros médicos – para exames realizados a muitos quilômetros de onde ambos estão?

Tais transformações não poderiam deixar de impactar os procedimentos, as práticas e o atendimento dos laboratórios de análises clínicas e diagnósticas. Graças às novas tecnologias, eles podem hoje desempenhar melhor sua tarefa básica de fornecer, o mais rapidamente possível, resultados precisos e confiáveis de exames e, simultaneamente, disponibilizar informações capazes de fundamentar melhor as decisões de médicos e de pacientes.

Nesse texto, você saberá um pouco mais sobre as principais dessas tecnologias, que vêm sendo utilizadas em escala crescente pelos laboratórios.

 

Integrando e agilizando

Integração de informações oriundas de diferentes fontes, disponibilização mais imediata dos resultados e das informações, automação dos processos: essas são algumas das principais tendências dessa evolução da tecnologia para laboratórios.

A seguir, um pouco mais sobre cada uma delas:

 

Big Data

A evolução da ciência médica e das biotecnologias gera quantidades crescentes de testes, e de possibilidades de obtenção de informações (genéticas, por exemplo). Viabiliza também a obtenção, em tempo real, de dados provenientes de dispositivos usados no dia a dia pelos pacientes, como relógios, pulseiras e peças de vestuário.

É preciso integrar essas informações provenientes de diversas fontes – exames, dispositivos inteligentes, histórico dos pacientes, entre outras – de forma a fundamentar diagnósticos e decisões clínicas mais precisas. Sistemas do tipo GAL – Gerenciador de Ambiente Laboratorial – são desenvolvidos exatamente para esse fim, integrando as informações, acompanhando e monitorando todo o processo, do cadastro da amostra à disponibilização do resultado.

 

Acessibilidade móvel

Assim como hoje os médicos conversam remotamente com os pacientes, também laboratórios devem possibilitar esse tipo de contato, com ambos. E não apenas para conversar, mas também permitindo o acesso às informações e aos resultados dos exames a qualquer momento, e em qualquer local em que isso se fizer necessário. Pode-se inclusive agregar a essa possibilidade de acesso imediato alarmes que informam aos médicos resultados anormais de pacientes, permitindo uma atuação imediata.

 

Automação

É tendência que se impõe já há tempos, nos mais diversos gêneros de empresas. Em laboratórios, já se pode automatizar processos como registro de amostras, controle de planos de amostragem, gestão de estoques, entre outros. Além de minimizar a possibilidade de erros, essa automação também agiliza os procedimentos, proporciona acesso mais rápido às informações e asseguram que elas sejam disponibilizadas a quem realmente devem acessá-las.

Importante ressaltar: o uso dessas tecnologias implica em um contínuo e grandioso tráfego das informações através de redes de comunicação.  É necessário então cuidar também da segurança desses dados, protegendo a empresa e a privacidade de seus clientes.

 

Tecnológico, mas também humano

A evolução das tecnologias digitais abre aos laboratórios também oportunidades de relacionamento mais dinâmico – e ao mesmo tempo mais próximo – com seus clientes, por exemplo, através de aplicativos para agendamento de exames, obtenção de resultados, disponibilização de informações, entre outras funcionalidades.

E pode ser útil inclusive na implementação de modelos que hoje também se consolidam entre os laboratórios, como a coleta dos materiais de exames nos domicílios, nos locais de trabalho, ou pelo sistema de drive thru.

Vale ressaltar que o crescente emprego de tecnologias para laboratórios não pode eliminar o toque humano, indispensável para manter um cliente satisfeito, e que deve ser bem trabalhado não apenas nos locais de realização dos exames, como também nas vídeo-chamadas e redes sociais. Fortalecendo assim, o relacionamento entre paciente e laboratório.

E, obviamente, para prestar um bom serviço um laboratório precisa também de dispositivos e meios da mais alta qualidade, que ele encontrará na Spectrun, fornecedora de novas tecnologias e dos mais qualificados instrumentos e meios para laboratórios. Saiba mais sobre nós em www.spectrun.com.br.



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