Skip to main content
fertilização in vitro

Sistemas de Segurança para Laboratório (RI Witness e IMT Matcher): reduza riscos e garanta máxima eficiência em todas as etapas da Fertilização in vitro

Nada mais complexo e delicado do que trabalhar com o milagre da vida. É por isso que na área de fertilização in vitro existem normas rígidas de segurança e, mais recentemente, a criação de sistemas de segurança que monitoram todas as etapas da manipulação dos gametas e embriões, de forma a proteger os pacientes e as clínicas dos riscos de erros nos procedimentos. Conheça neste artigo dois sistemas de segurança para laboratórios de reprodução humana distribuídos pela Spectrun, o RI Witness e IMT Macther, que elevam o nível da segurança dos laboratórios a um outro patamar e ainda prometem ser uma exigência para todas as clínicas em um futuro próximo. Confira!

fertilização in vitro

A seguir, conheça mais detalhes sobre cada um dos sistemas de segurança e gerenciamento para laboratórios de fertilização in vitro mais completos do mercado.

IMT Matcher

O que é?

O Matcher é um sistema de testemunho eletrônico para clínicas de fertilização in vitro, que garante a devida identificação e registro seguro de todos os materiais relacionados ao tratamento de reprodução humana, incluindo a rotulagem de tudo o que é usado durante o tratamento, como placas de Petri, tubos de ensaio, palhetas de congelamento, etc., com os nomes completos, datas de nascimento e números de identificação exclusivos dos pacientes. O sistema concilia equipamentos sofisticados, software, etiquetas de código de barras e tecnologia de imagem para registrar e verificar a identidade com prova fotográfica durante todo o tratamento.

Um sistema completo que protege pacientes e clínicas dos riscos de erros na fertilização in vitro com ações de testemunho eletrônico, rastreabilidade e rotulagem.

Como funciona?

  • Rastreabilidade automática: combina, confirma e fotografa a identidade do paciente.

  • Prova fotográfica: todo procedimento é fotografado, fornecendo evidências visuais dos materiais de cada paciente até nos menores frascos.
  • Tecnologia segura: as imagens fotográficas digitais são usadas para ler as etiquetas com código de barras sem o uso de lasers, radiofrequência ou aquecimento suplementar.
  • Posicionamento flexível: os novos mini matchers (leitores de código de barras) podem ser posicionados em qualquer local, inclusive sob o microscópio e em pequenos armários, fluxos e/ou bancadas.
  • Instalação simples, rápida e fácil: instalação dura cerca de uma semana e inclui treinamento completo.
  • Auxilia as clínicas a cumprirem todos os requisitos, como suporte de validação, avaliação de risco e as acreditações de gerenciamento de qualidade.

Benefícios

  • Prevenção de erros: o sistema emite um alerta sonoro e visual ao identificar um erro, prevenindo a ocorrência de uma possível troca de material.
  • Substituição da dupla checagem humana: não é necessária segunda confirmação humana, reduzindo as interrupções na rotina da equipe, economizando tempo gasto em testemunho, rastreabilidade e conformidade.
  • Visão geral do fluxo de trabalho em tempo real: fornece uma visão instantânea das tarefas diárias, etapas de cada ciclo e status de cada paciente (por identificação de cores).

Veja onde o Matcher pode se encaixar na sua clínica:

imt matcher

E tem mais! O Matcher também:

  • Permite rotular e testemunhar até mesmo as menores palhetas, placas e tubos.

  • Gerencia o armazenamento de amostras criopreservadas e espaços vazios em canisters.
  • Gera relatório instantâneo simples de todos os dados capturados do tratamento, incluindo histórico fotográfico completo do ciclo do paciente (para fins de auditoria).

As taxas são geradas “por ciclo”, sem custos ocultos e incluem equipamento, instalação, treinamento, serviço, suporte e upgrades.

Saiba mais informações e características sobre o IMT Matcher aqui.

RI Witness

O que é?

RI Witness é um sistema de segurança que utiliza a identificação por radiofrequência (RFID) para detectar e monitorar todas as atividades no laboratório de fertilização in vitro. O sistema ajuda a mitigar o risco de erro humano toda vez que as amostras são movidas de uma placa ou tubo para outro e protege todas as etapas envolvidas no procedimento.

O RI Witness ajuda a prevenir possíveis erros e a gerenciar atividades dos laboratórios em todo o mundo desde 2007. Seu uso significa que os funcionários do laboratório, as clínicas e os pacientes de fertilização in vitro poderão desfrutar de uma tranquilidade extra, além de benefícios adicionais em eficiência e economia potencial de custos.

Como funciona?

Para clínicas e grupos clínicos maiores, a tecnologia RI Witness pode ser usada como uma ferramenta versátil de controle de qualidade para supervisionar uma grande equipe, grandes volumes de trabalho, coleta de dados e auditoria. Clínicas menores também podem usá-lo para ajudar a estabelecer a integridade de todos os processos, pois o RI Witness funciona como uma proteção constante que ajuda a minimizar o estresse e as interrupções, protegendo e gerenciando todos os aspectos de sua carga de trabalho diária.

Em todo o laboratório, os leitores do RI Witness estão situados em todos os pontos onde o trabalho é realizado, principalmente onde as amostras são manipuladas. Eles estão ativos o dia todo, todos os dias, portanto, nenhuma verificação pode ser ignorada.

Uma área de trabalho do RI Witness possui um tablet conectado ao servidor, integrado ao banco de dados de pacientes da sua clínica. Graças às etiquetas RFID autoadesivas anexadas a todos os materiais de laboratório é possível garantir que os protocolos sejam seguidos e que apenas amostras compatíveis sejam manipuladas. Saiba mais especificações e detalhes sobre o RI Witnesse aqui.

Conclusão

As previsões para um futuro próximo são de que os sistemas de segurança voltados para a fertilização in vitro serão uma obrigatoriedade nos laboratórios, como um padrão de qualidade mais assertivo que propõe mitigar qualquer possibilidade de riscos aos procedimentos. Você pode começar a se enquadrar neste futuro desde já com a aquisição do melhor sistema de segurança para o seu laboratório com o auxílio da Spectrun! Entre em contato conosco e fale com um de nossos representantes para solicitar um orçamento.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *