Skip to main content
imagem de uma célula sob a vista de um microscópio

Evolução da reprodução assistida impulsiona a pecuária

imagem de uma célula sob a vista de um microscópio

Avanços da reprodução assistida ajudam a colocar o Brasil entre os líderes da pecuária mundial, e a Spectrun colabora com esse desenvolvimento.

Assim como acontece hoje com seres humanos, a pecuária vale-se das técnicas de reprodução assistida caso da fertilização In Vitro.

A PIVE (Produção In Vitro de Embriões) começou a ser praticada em gado bovino nos anos 1980, nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil na década seguinte, e aqui desenvolveu-se bastante, ou melhor, segue desenvolvendo-se, a partir de inúmeras pesquisas. Algumas delas, mais recentes:

 

Pesquisa do Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

O Instituto está pesquisando a aplicação de células-tronco em búfalas, visando aumentar a qualidade e quantidade de embriões produzidos In Vitro. Essa pesquisa destina-se a um segmento da pecuária que, impulsionado pela valorização de produtos como queijos e leites de búfala, em todo o mundo expande-se rápida e acentuadamente.

No Brasil, estima o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o rebanho bubalino já tem mais de 1,5 milhão de animais.

 

Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas

A Universidade desenvolveu durante 2,5 anos uma pesquisa focada no aumento da produção e da qualidade dos embriões de rebanhos caprinos através do uso de retinol (substância derivada da vitamina A).

De acordo com o IBGE, a criação brasileira de cabras já soma mais de 12 milhões de cabeças: a imensa maioria – cerca de 95% – está localizada nos estados do nordeste do país.

 

Um princípio, várias etapas

A PIVE pode ser empregada em diversas espécies animais, além de búfalos e cabras, como gado de leite e de corte, suínos e ovelhas.

Nesses casos a fertilização In Vitro tem função distinta daquela usualmente associada aos seres humanos, que geralmente recorrem a ela em caso de alguma dificuldade para ter filhos, ou quando por algum motivo pretendem adiar esse momento.
Na pecuária, as técnicas de reprodução assistida são utilizadas principalmente para acelerar o crescimento de rebanhos, melhorar sua linhagem genética, multiplicar as possibilidades de reprodução de animais mais valorizados (casos, por exemplo, dos vencedores das competições que premiam os melhores animais de uma raça).

Também é possível, via reprodução assistida, produzir descendentes de animais que não estão fisicamente no mesmo lugar, ou mesmo de animais já mortos, mas que deixaram material para reprodução.

O princípio é o mesmo daquele que fundamenta a reprodução assistida de seres humanos: espermatozóides e oócitos interagem fora do trato reprodutivo da fêmea, formando novos indivíduos.

Pode-se, resumidamente, subdividir o processo de reprodução assistida do gado nas seguintes etapas:

Coleta de oócitos: pode ser feita de várias maneiras, incluindo a laparoscopia, e mais recentemente por técnicas guiadas por ultrassonografia;

Fecundação: o espermatozoide entra em contato com o oócito, gerando o zigoto, que após divisões celulares e clivagens torna-se um blastócito;

Transferência de embriões: o embrião é depositado no útero da fêmea receptora.

 

Vantagens da PIVE

A produção In Vitro de embriões proporciona diversos benefícios para os produtores pecuários. Entre eles, podemos citar:

  • Aumento das taxas de reprodução do rebanho;
  • Aprimoramento genético do rebanho;
  • Possibilidade de comercialização do material genético de animais mais valorizados;
  • Possibilidade de produção de embriões a partir de material de animais já mortos.

 

Aliado ao desenvolvimento de outras tecnologias de criação de rebanhos – em quesitos como alimentação e cuidados sanitários, entre outros – a reprodução assistida certamente contribui para tornar o Brasil um dos líderes da pecuária mundial.

A Spectrun participa desse desenvolvimento, comercializando equipamentos, consumíveis e reagentes altamente qualificados para os procedimentos de reprodução assistida; não somente em animais, mas também na reprodução assistida de seres humanos, e em outras áreas das análises clínicas, da pesquisa e desenvolvimento. Saiba mais sobre nós em www.spectrun.com.br.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *