Skip to main content
reprodução assistida de cabras e ovelhas

Reprodução assistida impulsiona criação de cabras e de ovelhas

reprodução assistida de cabras e ovelhas

Técnicas como fertilização in vitro e transferência nuclear alavancam o crescimento e a qualidade dos rebanhos caprino e ovino.

Desde seus primórdios, ainda durante a colonização portuguesa, a pecuária caprina e a ovina se desenvolveram bastante no Brasil, onde hoje compõem uma cadeia produtiva ampla e diversificada, que inclui tanto pequenos criadores instalados em propriedades familiares quanto grandes operações pecuárias, além de empresas com marcas já consolidadas no mercado dos laticínios.

Atualmente, informa o IBGE, os rebanhos brasileiros de ovelhas e de cabras totalizam, respectivamente, 20,1 milhões, e 12,1 milhões de cabeças (os dados são de 2020).

Juntamente com essas quantidades de animais, evoluíram também as tecnologias empregadas em seu crescimento, e no aprimoramento genético dos rebanhos, especialmente, da reprodução assistida.

 

Diferentes possibilidades

Ao menos três técnicas de reprodução assistida são já utilizadas na criação de cabras e ovelhas. São elas:

Inseminação Artificial

Utilizada não apenas nessas, mas também em outras vertentes da pecuária, consiste na deposição do sêmen dos machos nas cavidades uterinas das fêmeas. Embora possa estimular o crescimento de um rebanho, é menos eficiente em seu aprimoramento genético, pois os animais cujo material é colhido para a inseminação são selecionados de forma mais empírica.

Múltipla ovulação e transferência de embriões

Conjunto de procedimentos nos quais o embrião desenvolve-se, em uma primeira fase, no útero de uma fêmea doadora. Atingido o estágio de mórula ou blastocisto, ele é então transportado para uma fêmea receptora, onde completará seu ciclo gestacional. O uso dessa técnica permite que as fêmeas produzam quantidades superiores de crias, relativamente aos métodos naturais de procriação.

Produção in vitro de embriões (PIVE)

Começa com a coleta de oócitos, passando posteriormente, sempre em processos in vitro, por sua maturação, pela fecundação dos oócitos maturados, e por seu desenvolvimento até um estágio compatível com a transferência para o útero de fêmeas receptoras. É uma técnica já mais usual no gado bovino, mas também implementada, em menor escala, em ruminantes de menor porte, como cabras e ovelhas.

 

Novas possibilidades

Comparativamente à transferência convencional de embriões, a PIVE apresenta vantagens em diversos quesitos: aprimoramento genético do rebanho, aumento das taxas de reprodução, possibilidade de uso de material genético de animais já mortos e de comercialização dos embriões, entre outros.

Também viabiliza a obtenção, a custo acessível, de embriões qualificados para técnicas mais modernas, ainda em processo de desenvolvimento, como:

Clonagem, ou transferência nuclear de células somáticas

Subdivide-se em duas etapas. Na primeira, uma fêmea fornece oócitos enucleados (sem o núcleo). Na segunda, a esse óocito é fundido o núcleo de uma célula somática do animal que se pretende clonar, gerando um embrião que é então transferido para uma fêmea receptora.

Transgênese

Permite alterar as características fenotípicas dos animais pela troca direta de seu material genético, gerando animais geneticamente modificados pela recepção de DNA de seres de outras espécies, cujas características podem ser úteis para aqueles que a receberão. Ainda estão sendo mais estudados os prós e os contras dessa técnica, que também é objeto de alguma polêmica, seja em questões éticas, seja na própria eficácia.

 

Cuidados e dispositivos

Qualquer que seja a técnica utilizada, é importante contar com o conhecimento de profissionais qualificados, e realizar a indispensável rotina de cuidados com a higiene: dos profissionais, dos utensílios que eles utilizam, dos ambientes onde vivem os animais, que devem ser mantidos em boas condições nutricionais e sanitárias, capazes de potencializar sua capacidade reprodutiva.

É indispensável também dispor de instrumentos adequados para os procedimentos necessários à implementação de cada técnica, e realização das respectivas análises laboratoriais: coleta de oócitos e sêmen, fertilização in vitro, conservação dos embriões, análises sobre sua qualidade, entre outros.

Os melhores dispositivos para esses procedimentos e para as análises laboratoriais você encontra na Spectrun, fornecedora dos mais qualificados instrumentos e mídias para reprodução assistida: não somente em animais, mas também na reprodução assistida de seres humanos, e em outras áreas das análises clínicas, da pesquisa e do desenvolvimento. Saiba mais sobre nós em www.spectrun.com.br.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *