Skip to main content
microlit para produção vinícola

Um bom vinho requer um laboratório qualificado

microlit para produção vinícola

A produção vinícola exige laboratórios equipados com dispositivos de elevado desempenho, como aqueles produzidos pela Microlit, distribuída no Brasil pela Spectrun.

O mercado do vinho cresce rápida e intensamente em todo o mundo; e aqui no Brasil, dizem estudos, cerca de 40 milhões de pessoas já consomem ao menos uma vez por mês essa bebida apreciada desde os primórdios da civilização, hoje disponível em incontáveis marcas e versões.

E, se em qualquer indústria de alimentos ou de bebidas é importante contar com um bom laboratório, na indústria de vinhos ele é indispensável.

Primeiramente, porque os processos da produção vinícola são complexos, e muitas vezes demorados, exigindo constante acompanhamento.

Além disso, seus adeptos avaliam um vinho através de vários de seus sentidos: do paladar, certamente, mas também do olfato, e mesmo da visão. Somente um laboratório que possibilite testes precisos garante a um vinho as características necessárias ao atendimento de todas essas exigências.

Um laboratório permite à vinícola não apenas assegurar a qualidade do produto, mas também obter informações úteis para as decisões relacionadas ao processo de produção, e desenvolver versões com maiores probabilidades de agradar ao requintado gosto dos apreciadores de um bom vinho.

 

Testes diversos

Diversas etapas compõem a produção vinícola, começando pelas análises anteriores à colheita das uvas e chegando ao controle de qualidade após o engarrafamento, passando por diferentes modalidades de fragmentação, maturação e envelhecimento, entre outras.

Esse processo também requer tempo, pois um vinho demora pelo menos alguns meses e em alguns casos até anos, para ficar pronto para o consumo.

Um bom laboratório é indispensável em todas as etapas desse processo, que precisam ser continuamente acompanhadas e rastreadas, para que os parâmetros de qualidade se mantenham durante todo o processo.

Entre os vários testes necessários à produção vinícola, podemos citar:

pH

Informação fundamental, pois afeta diversas características do produto: sabor, cor, oxidação, estabilidade, entre outras. O pH do vinho geralmente varia entre 2,9 a 4,0, e sua aferição pode ser feita com medidor de pH e eletrodo.

 

Acidez titulável

Realizado com uso eletrodo de pH, E-Bureta e equipamento medidor, esse teste é realizado não apenas em vinhos, mas também em sucos e em outras bebidas.

 

Nitrogênio Assimilável de Levedura (YAN)

Também um teste importantíssimo – tanto em vinhos quanto em sucos -, feito através de um mini titulador, que analisa o conteúdo de compostos de nitrogênio e aminoácidos.

 

Brix

Quantifica a matéria sólida em amostras líquidas, para o prognóstico de seu potencial teor alcoólico. Pode ser realizado colocando-se algumas gotas da bebida em um prisma, e a posterior leitura de suas informações por um refratômetro óptico.

 

Dióxido de enxofre

Mede os níveis de dióxido de enxofre (SO2), em vinhos, sucos e mosto. Também um teste importante, feito com um mini titulador automático e medidor de ORP.

 

Acidez volátil

Avalia o peso molecular dos ácidos graxos, que podem gerar odor de vinagre. Feito de maneira precisa e simples com o Ttitulador de Vinho, que pode ser expandido na medida em que cresce a produção.

 

Açúcar residual

Também realizado com um Titulador de Vinho, mede em gramas o açúcar residual, que confere uma característica conhecida como ‘doçura do vinho’.

 

Turbidez

Teste extremamente relevante para vinhos de qualidade, pois um Medidor Portátil de Verificação de Turbidez e Bentonita avalia características relacionadas à estabilidade a longo prazo do produto, por informações como estabilidade ao calor e clareza, entre outras.

 

Condutividade elétrica

Já a estabilidade a frio é determinada por esse teste, realizado como o uso de Medidor Multiparâmetro EC/TDC/Salinidade, que verifica se os íons K+ estão se dissolvendo na solução.

 

Oxigênio dissolvido

Por si só, o oxigênio dissolve-se durante o engarrafamento do vinho; esse teste mede os índices dessa dissolução através de um Medidor Portátil de Oxigênio Dissolvido (OD), projetado para fornecer informações precisas mesmo em condições ambientais e industriais adversas.

 

Esses são os testes mais usuais nos processos de fabricação dos vinhos tinto, branco e rose. Dependendo da proposta da vinícola, e da qualidade desejada para o produto, outros podem ser efetuados.

 

Dispositivos úteis

Além de equipamentos como Medidor Portátil de Verificação de Turbidez e Bentonita e Medidor Multiparâmetro EC/TDC/Salinidade, os testes aos quais devem ser submetidos os vinhos durante sua produção requerem também instrumentos usuais de manipulação de líquidos.

Na indústria de vinhos, os mais usuais entre esses dispositivos são:

Micropipetas

Muito empregadas pelas vinícolas para dosar moléculas aromatizantes, cujas concentrações finais podem variar de partes por trilhão a partes por mil. Além de simplificarem e agilizarem a manipulação de líquidos, elas garantem maior precisão – comparativamente ao método mais antigo das seringas – e, são bastante utilizadas para adicionar soluções aos vinhos, em ensaios de bancada e na aferição de teores.

 

Dispensadores de líquido

Viabilizam uma tarefa impossível sem eles: a medição dos líquidos de vários recipientes, proporcionada por pistões que criam o vácuo necessário para que os líquidos sejam aspirados e dispensados com precisão. Há tipos específicos de dispensadores de garrafas: para ácidos, bases e solventes; dispensador de tampa de garrafa com pistão flutuante; dispensador de tampa de garrafa com pistão de vedação de limpeza, entre outros.

 

E-buretas Digital

Utilizadas em etapas distintas da produção de vinhos: por exemplo, durante a fragmentação, quando a titulação auxilia na verificação de qualidade de todo um lote; mas também na avaliação final do controle de qualidade.

 

Obviamente, vinícolas maiores têm recursos para laboratórios mais completos, e para a realização de mais testes. Mas, seja qual for seu porte, uma vinícola pode considerar a possibilidade de recorrer a laboratórios especializados terceirizados.

E, seja ele próprio ou terceirizado, um laboratório estará bem servido se contar com micropipetas, dispensadores e e-buretas da Microlit, um dos principais fabricantes mundiais de instrumentos para manuseio de líquidos, representada no Brasil pela Spectrun, também uma referência nacional em soluções para as diversas áreas das Análises Clínicas, do Desenvolvimento e da Pesquisa, da Reprodução Humana e Animal.

Saiba mais sobre nós em nosso site.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *