Skip to main content
microscopia de contraste de fase

Microscopia: Entenda que é um contraste de fase e suas aplicações

A microscopia de contraste de fase é uma técnica de microscopia óptica que converte mudanças de fase na luz que passa por uma amostra transparente em mudanças de brilho na imagem. Neste artigo falamos mais sobre a técnica e suas aplicações. Continue a leitura!

microscopia de contraste de fase

O microscópio

A observação de algumas estruturas biológicas não pode ser realizada a olho nu devido às limitações de resolução do olho humano.

É por isso que o microscópio foi uma invenção revolucionária, já que a microscopia possibilitou a observação e a exploração do mundo microscópico, até então desconhecido.

Sendo assim, de uma forma bastante resumida, podemos definir que o microscópio é composto por uma associação de lentes com alta resolução que ampliam a imagem de objetos pequenos.

Microscópio de Contraste de Fases

A matéria Microscopia do Blog Biotecnologia elenca que o microscópio de contraste de fases utiliza um sistema de lentes que transforma as diferenças de fases da luz em diferenças de intensidade luminosa, baseado no princípio da difração da luz.

Dessa forma, a luz atravessa a amostra em quantidades diferentes, gerando diferentes índices de refração. As porções escuras da imagem correspondem a porções mais densas da amostra, e as mais claras, as porções menos densas.

fotomicrografia usando a técnica de microscopia de contraste de fases
Fotomicrografia usando a técnica de microscopia de contraste de fases mostrando os endósporos de Bacillus anthracis. Os endósporos são visualizados no contraste de fase como as partes mais claras (“pontos de luz”) devido ao fato de que são desidratados e portanto, mais refráteis. Fonte: CDC/Larry Stauffer disponível na Public Health Image Library (PHIL) do Center for Disease Control and Prevention (CDC).

Aplicações do Microscópio com Contraste de Fases

A Microscopia de Contraste de Fases é bastante utilizado nas pesquisas de diversas áreas, na prática clínica, na observação de células e tecidos não corados e é muito usado para análise de células vivas (geralmente em cultura), microrganismos, seções de tecidos finos, fibras, dispersões de látex, partículas subcelulares (incluindo o núcleo e outras organelas), diagnóstico de células tumorais, hematologia, virologia, bacteriologia, parasitologia e biologia marinha.

A microscopia com contraste de fases

A fase da luz utilizada em um microscópio pode ser modificada, o que pode resultar no aumento do contraste e, consequentemente, na melhoria e simplificação da visualização, dependendo da amostra e do objetivo da análise.

Além disso, muitos desses microscópios são capazes de formar um contraste otimizado a partir da luz direcionada a um determinado ponto, dando origem a ângulos que possam tanto difratar o material a ser analisado, quanto atrasar a luz.

Em decorrência desses fatores, um microscópio contraste de fase pode efetuar a análise de amostras sem a aplicação de coloração, da mesma forma que possibilita a observação de células e espécimes vivos – sem a fixação delas nas lâminas ou com o uso de certos corantes.

Encontre Microscópios com Contraste de Fases na Spectrun

A Spectrun possui um amplo catálogo de materiais e equipamentos para laboratórios, inclusive Microscópios para atender com qualidade às áreas de Reprodução Humana, Reprodução Animal, Divisão Analítica e Divisão Industrial, com os melhores produtos das maiores marcas do mundo.

Fale com nossos especialistas e solicite um orçamento para abastecer o estoque do seu laboratório!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *